terça-feira, 24 de agosto de 2010

Encerramento de 2009 -



Encontro de encerramento do ano de 2009, dia 05 de dezembro, a ornamentação foi realizada no clima natalino e tivemos a participação de 31 casais.



Pastor Fernando Cancella ministrou a palavra “Uma aliança com Deus”, frisando pontos extremamente importantes para termos um casamento feliz e duradouro e  que sem Deus no casamento, não há a possibilidade de obter a felicidade que muitos buscam, Deus é base de tudo.



O carteiro Dorneles apareceu no momento em que o Pastor ia chamar o casal Orlando e Mercedes para contarem a sua história.

_ Dá licença, eu estou meio perdido, o Senhor pode me dizer se o nome desta rua e Joaquim Nunes? E qual é o número daqui mesmo?

_ Sim, é a Rua Joaquim Nunes e o número daqui é 477.

Estava tudo combinado, mas o Pastor fez uma expressão bem séria, como se não estivesse gostando da interrupção.

Dorneles interrompeu novamente.

_ Aqui é uma igreja?

_ Sim, e nós estamos num Encontro de Casais.

_ Posso verificar se tem carta a ser entregue aqui?

Pastor sentou-se e respondeu:

_ Sim.

Dorneles começou chamando o casal Luiz e Luiza, que levaram um susto.

Na seqüência foram outros casais. Os que ele tinha mais contato fez brincadeiras, do tipo: Seu Alcir mora na Rua Antonio Cassemiro Bittencourt. O seu Julio e a dona Araceli são gente boa, trabalham na Papelaria Tradicional. E os que não estavam presentes, ele também brincou:

_ Pastor o Cláudio e a Claudia precisam vir mais a Igreja.

_ Pastor tem que puxar a orelha do Altamir e da Elisa que estão perdendo este encontro maravilhoso.

Todos os presentes ficaram alegres, alguns choraram por terem recebido cartas dos amigos, familiares e carta do Ministério de Casais.

Detalhe: Dorneles trabalha na Empresa de Correios e Telégrafos, na função de carteiro e faz a distribuição das cartas no Município. Ele estava participando do encontro a paisana, juntamente com a sua esposa e ninguém o reconheceu. No momento oportuno, colocou a roupa de carteiro e começou a encenação.



O casal Orlando e Mercedes contou de forma descontraída a história do início do namoro deles, encerrou cantando uma música juntamente com a sua filha.


Realizada a troca de presente com a participação de todos os casais “amigo secreto”.

 


Encerrado um delicioso coquetel.



Foi ofertado aos casais bolachas decoradas com motivos natalinos, como lembrancinha..




Encontro Cuide de Quem Você Ama





Os casais foram recepcionados e colocados cracha em formato de flor, rosa para as mulheres e azul para os homens.


Dia 03 de outubro de 2009 - Cuide de quem você ama, palavra ministrada pelos Evangelistas Valter e Célia que contaram o testemunho de suas vidas.



O louvor foi ministrado pelo grupo Encanto.


Participação de 23 casais.


 
Nas mesas uma mensagem para decorar:



Uma flor rara

Havia uma jovem muito rica, tinha uma família linda, um marido maravilhoso, filhos perfeitos e um emprego que lhe proporcionava uma ótima estabilidade, uma família unida.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgia problemas ela deixava de lado, os filhos, o marido. E assim... as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.

Até que um dia seu pai, um homem muito sábio lhe deu um presente, uma flor muito cara e raríssima, do qual só havia um exemplar em todo o mundo.

E disse à ela: -Filha, essa flor vai te ajudar muito, mas do que você imagina!

Você terá apenas que cuidá-la, podá-la de vez em quando, as vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca este perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam e o trabalho consumia todo o seu tempo e a sua vida continuava confusa, não permitia ela cuidar da flor.

Ela chegava em casa, olhava a planta e as flores ainda estavam lá, não mostrava nem um sinal de franqueza ou morte, apenas estava lá, com suas flores lindas e perfumadas.

Então ela passava direto, até que um dia, sem mais nem menos a flor morreu.

Quando chegou em casa levou um susto! Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.

A jovem chorou muito, contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai, então respondeu: -Eu já imaginava que isto aconteceria e não posso mais te dar outra flor, porque não existe mais outra igual a essa, era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.

Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se- acostumou a ver a flor lá, sempre florida, sempre perfumada, e esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!

Será se nós temos cuidado das bênçãos que Deus tem nos dado?

Lembramos da flor, pois como ela, são as bênçãos do Senhor: ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar delas.


Os casais receberam um chaveiro, flor de fuxico e pedras.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dia 27 de março - Encontro de Casais

Buscando um ambiente mais aconchegante e informal, resolvemos realizar parte dos Encontros de Casais, nas residências, primeira foi realizada na residência do Casal Altamir e Elisa, contamos com a participação de 19 casais.






Na oportunidade o Pastor Fernando Cancella fez a abertura da reunião, a palavra foi ministrada pelo casal Alexandre e Alessandra.


O louvor foi ministrado pelo casal Guaraci e



Foi feito uma Dinâmica:

Material: Algodão e Polidor para Aliança.

Dinâmica: Passar para cada um dos integrantes um pequeno pedaço de algodão e com um pingo de qualquer produto para polir metais ou prata. Pedir aos participantes que fiquem polindo suas alianças. No final, peça para que lhes mostrem os algodões todas sujas, escuras, pretas com a reação do polidor. Isto serve para mostrar que devemos polir sempre nosso casamento.

No encerramento foi entregue uma lembrancinha do encontro: mouse de morango

Dia 29 de maio - Encontro de Casais

Encontro de Casais, realizado na residência do Casal Nanias e Eliani, contamos com a participação de 12 casais.


Palavra ministrada pelo Pastor Fernando Cancella, que convidou os casais para fazer uma viagem no tempo, primeiro viajamos para um lugar que a muito tempo não visitamos, a Sala a Apreciação, aquela que íamos no inicio do namoro, início do casamento, onde tudo era lindo, só existiam frases lindas, do tipo, eu te amo, você é linda, como é grande o meu amor por você, eu te admiro, onde prometemos ser fiel até que a morte nos separe, etc, etc.

Depois fomos para outro lugar, a Sala da Depreciação, onde muitos estão morando lá, lá é tudo muito escuro, sem brilho e só existem frases que nos magoaram, do tipo, você é um grosso, parece uma matraca, você só fala besteira, parece uma bruxa, seu egoísta, sua burra, etc,etc


Retornamos para nosso ponto de partida e alguns casais tiveram a oportunidade de contar como foi o início do namoro, outros relataram fatos de que demonstraram amor, carinho, cumplicidade.
Cada casal ganhou um bombom, com a frase “Para dividir e amar, de hoje até o fim de nossas vidas”.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Encontro entre amigos


Dia 04 de abril de 2009, objetivando confraternização informal, o Ministério de Casais, sugeriu aos casais de amigos da Igreja, para reunir-se na casa do Pastor Fernando e cada casal trouxesse carne e refrigerantes, para que juntos pudessem conversar e conhecer um pouco mais de cada casal.


Compareceram 16 casais que souberam aproveitar a oportunidade e passaram horas muito agradáveis. Enquanto a carne assava, o Pastor Fernando reuniu todos os casais e ressaltou pontos importantes na amizade, que devemos cultiva-la todos os dias.


Iniciou a a DINÂMICA:  que deve ser feita EM DUAS ETAPAS
Esta dinâmica é muito boa pois faz um certo suspense entre os participantes na entrega do frasco.

Primeiro foi entregue o frasco vazio, que muitos olharam e nada entenderam, ficou o supense, antes do jantar foi recolhido os potes. Jantamos e ao encerrarmos a noite agradável, foi entregue novamente o frasco, agora cheio e com bula. Pastor mandou todos abrir, ele leu a bula, frisando todos os componentes, os participantes acharam divertido e se comprometeram em fazer o tratamento completo.
Material:

1-FRASCOS DE COMPRIMIDO ( costuma se encontrar em farmácias de manipulação ou em casas de embalagens)

Obs: Não pode ser transparentes, e entregar o vidro sem tampar, pois deve ser tampado depois de colocado o docinhos no vidro, um vidro pequeno que caiba uns 30 comprimidos.

2-CONFEITES COLORIDOS COMESTIVEIS REDONDO TIPO COMPRIMIDOS
(encontra-se em casas de alimentos naturais por quilo) Quantidade depende de numero de participante é um frasco por casal.

Montagem:

Fazer uma reunião com o grupo e entregar o frasco vazio, sem rótulo. Comentar que existem muitos casamento vazios e igual ao frasco. Depois de concluir a mensagem, recolha todos os frascos. Em local afastado do grupo coloque o rótulo, a bula e o saquinho de confete. Entregue aos participantes para que cada um possa fazer uso deste medicam

Bula:


MOTIVOX - 1000 mg

APRESENTAÇÃO: Frasco com 30 comprimidos

COMPOSIÇÃO: Cada comprimido de MOTIVOX  1000 mg contém:
 Fidelidade.........................100%  Dedicação..................100%
 Obediência........................100%  Confiança..................100%
 Compromisso....................100%  Sinceridade............... 100%
 Sabedoria.......................... 100%  Amor..........................100%
 Responsabilidade.............. 100%  Respeito......................100%

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
MOTIVOX  - 1000 mg
“Ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e ciência, e ainda que tivesse toda fé de maneira tal que transportassem os montes e não tivesse amor eu nada seria.” (I Cor. 13:2)

INDICAÇÃO: MOTIVOX  1000 mg deve ser mantido em todos os locais, em embalagem original ao alcance de cada cônjuge.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: MOTIVOX  1000 mg é indicado para cada pessoa que precisa de reforço para o espírito, alma, e corpo.
“Melhor é serem dois do que um. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; e o cordão de três dobras não se quebra facilmente”. (Eclesiastes 4:9, 10 e 12).

CONTRA INDICAÇÃO: Não há nenhuma.

PRECAUÇÃO: O uso de MOTIVOX  1000 mg exige que o paciente esteja com o coração bem limpo para que ele venha fazer efeito.

POSOLOGIA: Tomar um comprimido pela manhã, tarde, noite, acompanhado de um devocional e duas orações ao dia. Recomenda-se orar e jejuar sempre que necessário, pois “a maior prova de amor não está nos lábios que se tocam, nem nas mãos que se enlaçam; está nos joelhos que se dobram para uma oração lado a lado”.

SUPERDOSAGEM: Não há relato de intoxicação por super dosagem.
“O amor é paciente, é bondoso. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará!” (I Cor. 13,4-7-8)

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientações com o Médico dos Médicos – Jesus Cristo. O Médico dos Médicos – Jesus Cristo atende gratuitamente 24 horas e não precisa marcar hora.

RESPOSÁVEL TÉCNICO: Dr. Espírito Santo.

Sugestão para o Rótulo:


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dinâmica da limonada - Feriado com família

Dia 21 de abril de 2009,


Material: limonada sem açúcar, um copo por casal; colherinhas e açúcar.

Montagem:

Ofereça um copo de limonada bem forte e sem açúcar, um por casal, e levá-los a experimentar o suco.E comentar que o casamento é igual a limonada, necessita do açúcar para ficam bom, neste caso começamos com “Eu te perdoo”. Oferecer, a seguir o açúcar que será acrescentado a critério de cada casal dentro de sua necessidade.

Segue-se com a expressão “Eu me orgulho de ti” finaliza com “Eu te amo”.

Objetivo:

Mostrar ao casal que quando deixamos de perdoar, se orgulhar, servi e amar nosso conjugue por algo que ele no fez nos tornamos pessoas amarga como o primeiro suco, e Deus não age para nos ajudar a resolver o problema, mais quando liberamos o perdão, admiração, servimos e amamos é como o açúcar na limonada fica muito bom, a vida conjugal volta a ter sabor diferente, e Deus opera em nosso favor.




QUATRO PALAVRAS
para serem ditas todos os dias

Um problema que acontece, se não em todos, mas pelo menos na maioria dos casamentos, é o que eu chamo de a “acomodação” do relacionamento; isto é, os anos vão se passando e o casal entra na rotina da “família” (filhos, trabalhos, problemas, etc...) e com isso vai deixando para trás aquele relacionamento saudável, amoroso, que se tinha quando no início do casamento.

Eu gostaria de passar para os irmãos as quatro palavras que não podem ficar esquecidas dentro de um relacionamento conjugal. Mesmo que não as pronunciemos com os lábios, mas elas devem ficar sempre vivas no coração. São palavras que tem o poder de curar, restaurar, solidificar o relacionamento. Mas também são palavras que devem ser expressas em gestos, atitudes, pois se ficarem apenas nas palavras elas não vão ser capazes de fortalecer a vida do casal.

São elas:

1) EU TE PERDÔO - Perdão é a capacidade de você se lembrar de uma ofensa, e mesmo assim não ter afetado o seu relacionamento mútuo. A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação - Mateus 18.21-22: “então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete” e Efésios 4.32: “antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: Em que eu tenho ofendido ou defraudado meu cônjuge?

2) EU ME ORGULHO DE TI – Sentir orgulho não significa ser orgulhoso, mas significa admiração. Em Provérbios 31.28-31, falando da mulher virtuosa, temos um exemplo do marido e filhos que se orgulham da esposa e mãe que têm: “levanta seus filhos e a chamam ditosa; seu marido a louva dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”. O sentir orgulho, o elogio, a admiração vai produzir cura à crítica e à acusação. Pedro aconselha os maridos dizendo: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum no lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”. (1º Pd 3.7)

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: O que meu cônjuge fez de bom hoje?

3) EU TE SIRVO – Qual foi o verdadeiro propósito de seu casamento? Fazer o outro feliz. Para fazer o outro feliz, você precisa servi-lo e não querer ser servido. Em Gálatas 5.13 Paulo diz: “sede servos uns dos outros, pelo amor”. Ter um sentimento de serviço cura o egoísmo e a omissão. Há muitos que olham para o seu próprio umbigo, isto é, se casam e passam a viver para si mesmo, e se esquece da felicidade do outro. A Bíblia nos ensina “servir”, isto é, estar à disposição do outro em qualquer momento.

Uma pergunta para se fazer para si mesmo todos os dias: como eu posso ajudar o meu cônjuge hoje?



4) EU TE AMO – Qual foi o sentimento que te impulsionou para o casamento? O amor, é claro. No grego antigo eles usavam três palavras para amor: Filo – amor de irmão, amizade. Eros – amor erótico. Ágape – amor de Deus. Quando a Bíblia trata do relacionamento entre os cônjuges, ela fala de ágape – 1º Coríntios 13.4-7 – Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço. Todos precisamos aprender a amar.

Finalmente, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.

Um excelente treinamento para o casamento é: "Mostre amor pelas pessoas da sua família. Lembre-se que você não tem que esperar até 'sentir' amor. Aja agora e procure amá-las.

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cônjuge?


CONCLUSÃO: Se você falar todos os dias estas palavras para seu cônjuge, você terá um relacionamento conjugal que deixará os outros boquiabertos.

Deus quer que você viva bem no casamento. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.

Piquenique Divertido



Dia 17 de julho de 2010,  19 crianças se reuniram na casa da Professora Nelisete para fazer um piquenique, mesmo com o dia chuvoso, as crianças não perderam o pique. O piquenique começou com um alegre louvor, seguido de algumas brincadeiras até o momento do lanche. Por causa da chuva, o lanche foi servido na sala, com direito a frutas, sanduíche, bolo de cenoura, nega-maluca, cachorro quente, suco e refrigerante. Após o lanche as crianças participaram de uma brincadeira que foi o caça ao tesouro, onde a Professora Nelisete narrava a brincadeira e as crianças tinham que ficar atentas para pegar as pistas e decifrarem as pistas, que estavam no vaso, cama, mesa cadeira, forno etc. No final da casa ao tesouro as crianças encontraram o baú cheio de guloseimas. Encerramos o Piquenique assistindo o filme, o caçador de dragões.


CAÇA AO TESOURO:

INÍCIO COM O PROFESSOR

Vocês querem receber a primeira pista? Então descubram esta charada:

Fui um rei todo poderoso
Todos eram submissos a mim
Mas durante o meu reinado
Eu fui comer capim.
Quem sou eu? (Resposta: Nabucodonosor)
Leia em Daniel 4:32 e 33
32 - E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
33 - Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.
Pista 2 (Fica dentro da Bíblia)
Leia Isaias 40:15 (palavra-chave: BALDE)
15 - Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.

Pista 3 – (ESCONDER NO BALDE)

Abra no primeiro livro do Novo Testamento e leia o capítulo 26 versículo 20. Pronto. Agora descubra sua próxima pista. (palavra-chave: MESA)
20 - E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
Pista 4 - (ESCONDER NA MESA)
Leia Jeremias 18.4 (palavra-chave: VASO)
4 - Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Professor fala:
Vocês desejam o tesouro?
Grande tarefa terão de fazer.
Fantasiem-se de Maria e José
Para a próxima pista receber.


Pista 5- (ESCONDER NO VASO) palavra chave: Cama
Leia o Salmo 41:3. O SENHOR o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.

Pista 6 - (ESCONDER NA CAMA)

Se você quiser ganhar
Vai ter de se apressar
Vá pensando numa música
E comece a cantar
Mas não serve qualquer uma
Esta não é a solução
A musica tem que ter
A palavra CORAÇÃO (IRMÃO).
DEPOIS QUE AS CRIANÇAS CANTAREM ENTREGAR A PISTA 7 - Professor.


Pista 7 - (palavra-chave: SAPATO) Josué 9:5 - “E, nos pés, sapatos velhos e remendados e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento”.
COLOQUE A PISTA DENTRO DO SAPATO VELHO E JOGUE O SAPATO NUM CANTO DO LADO DE FORA. SOMENTE UM POUCO ANTES DE ELES PROCURAREM-NO, PARA NÃO TER PERIGO DE ELES PEGAREM O SAPATO ANTES DA HORA. CAMUFLE O SAPATO COMO SE ELE ESTIVESSE ABANDONADO EM ALGUM CANTO.
Pista 8 - (ESCONDER NO SAPATO DENTRO DE CASA)
Leia Oséias 7:6 (palavra-chave: FORNO)

Porque, prepararam o coração como um forno, na sua emboscada; toda a noite dorme o seu padeiro, pela manhã arde como fogo de chama. Oséias 7:6

Pista 9 - (esconder no forno)
Uma flor amarela
No jardim eu avistei
Uma flor assim tão bela
Só a ela entregarei
Se flor vive com flor
Eu jamais separarei
Com carinho e afeição
Darei à Andréia que mora no meu coração
**** Somente depois de as crianças entregarem uma flor para a Andréia é que será entregue a PISTA 10.
Caso não tenha flor natural na escola peça para as crianças DESENHAREM UMA FLOR.

Pista 10 - (COM A PROFESSORA)
Leia Mateus 23.2. (palavra-chave: CADEIRA)
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Mateus 23:2

Pista 11 - (ESCONDER EMBAIXO DA CADEIRA)
Leia Marcos 1:33 (palavra-chave: PORTA)
33 - E toda a cidade se ajuntou à porta.

Esconder o tesouro atrás da porta. As crianças irão dividir o tesouro com todos os participantes.

Dinâmica Reino das Cores

DINÂMICA “O REINO DAS CORES”

Objetivo:
Dinâmica de descontração e integração.

Procedimento:
Todos de pé, formando um círculo.
Distribuir fitas com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Dividir o grupo em territórios


O REINO DAS CORES

Havia um reino muito distante e bem colorido. Ele era dividido em 4 territórios separados.
O azul.
O amarelo.
O verde.
O vermelho.
O território azul era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão. Esticar as mãos para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era Ê Ê Ê Ê Ê Ê Ê ...
Já o território vermelho, além de quente devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas que lá moravam eram muito afetuosas. Adoravam fazer cafunés nos vizinhos, ficar de mãos dadas, abraçar e até beijinhos. Sua bandeira era do coração e seu grito de guerra era Aah...
O território verde era ligado a natureza. As pessoas que moravam lá gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como o cachorro, o galo, o boi, o gato e até os pulinhos do coelho. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era oh!!!
Faltava então o território amarelo, da cor do sol, este reino era todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas. Adoravam trabalhar com a mente e o corpo, gostavam de mexer o corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era Rá!!!
Um dia organizou um grande encontro e propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E assim aconteceu.
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo foi de encontro com o vermelho. Cada um procurava dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que rebuliço. O azul foi encontrar com o amarelo e o verde com o vermelho. Que legal!!! Logo, uma nova troca, o azul dessa vez foi de encontro ao vermelho e o amarelo ao verde. Com tanta alegria do azul, amor do vermelho, sabedoria do verde e a energia do amarelo, as pessoas não sentiam o tempo passar.
E o rei observando tudo que acontecia ao seu redor, emocionou-se, pois percebeu a alegria no rosto das pessoas. Então propôs que todos os territórios se unissem em um só território e que, daquele dia em diante, ficou conhecido como o “O REINO DAS CORES”.

Dinâmica do Presente

Dinâmica "O presente"
Esta dinâmica funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes. Experimente!
Desenvolvimento: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.
O Presente: O monitor pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O monitor com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Pode-se também fazer a entrega para quem adivinhar o número secreto ou quem localizar primeiro na Bíblia tal versículo. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1
1 – PARABÉNS! Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2 - Hoje é festa, pessoas como você transmite otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3 - A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4 - O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5 - Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6 - Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7 - Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE.
8 - Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
9 - Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
10 - Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
11 - A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
12 - Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
13 - Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
14 - Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você considera ORGANIZADO.
15 - Organização é algo de grande valor, mas você embora possuidor(a) desta virtude . Também não ficará com o presente. Por gentileza, levante-se e entregue a pessoa que você considera mais FELIZ.

16 - A felicidade deve ser construída em base sólida. Ela depende de você. Mas você com essa carinha feliz, o presente não vai ser seu, ele irá para alguém que na sua opinião é muito MEIGO(A) .

17 - A meiguice não é comum hoje em dia, e você possui em Massa. Parabéns! No entanto, o presente não é seu, e você com o seu jeitinho meigo, delicadamente vai passá-lo a quem você acha EXTROVERTIDO(A).

18 - Por ser assim extrovertido(a) é que você está sendo escolhido(a) para receber este presente. Infelizmente, ele ainda não é seu, passe-o para quem você considerar muito CORAJOSO(A).

19 - Você foi contemplado(a) com este presente, em virtude de sua coragem que vem demonstrando, só que o presente não vai pertencer a você . Por bondade, entregue àquele ou aquela pessoa que você considerar mais SIMPÁTICO (A).

021 - Para comemorar a escolha ofereça aos presentes um largo sorriso e faça-os esquecer um pouco as amarguras. Uma pessoa simpática como você, não vai ficar triste nem aborrecido(a), porque não ficará com presente. Queira Entregá-lo a quem acha mais LÍDER.
21 - Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
22 - Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !
E assim o presente é distribuído entre todos !

Peça teatral: A mulher que queria ir para o ceu.

A mulher que queria ir para o céu...

Sugestão: A Senhora deve entrar no local, olhando para os lados e perguntando para um e outro, se alguém sabe dizer que direção ela pode seguir.

Narradora:
Era uma vez, uma pobre Senhora que estava a procura do caminho que chegasse ao céu. Depois de muito andar ela encontrou no caminho um homem, chamado Jesus.

Mulher:
_Senhor, preciso de sua ajuda, como poderei chegar mais rápido ao céu?

Jesus:
_ Senhora para chegar até o céu, terás que deixar algumas coisas para trás, como por exemplo, a sua sacola que estás carregando e pelo tamanho dela vejo que está bem pesada.

Mulher:
_ Mas Senhor, eu não posso deixar a minha sacola, eu vou precisar de tudo que tem dentro dela, e sei que o caminho será longo e de difícil aceso.

Jesus:
_ E o que tens na sacola, Senhora?

Narradora:
Neste momento a mulher senta no chão, e começa a tirar algumas coisas que tem dentro da sacola:

Sugestão: a Mulher deverá mostrar as placas indicando Inveja, Mentira ..., e quando Jesus pega a placa , mostra para as pessoas fazendo um comentário e joga fora. A mulher após o comentário de Jesus também deverá fazer um comentário, concordando com Jesus e reconhecendo que errou.

Narradora:
Ela começa a tirando a Inveja, e lembra do dia em que sentiu muita inveja de sua coleguinha:

A sua melhor amiga aparece com uma roupa linda, ela começa a olhar para a sua roupa que é também é bonita, mas não é igual a da sua amiga, aí a inveja começa a tomar conta do seu coração, ela fica com tanta inveja que acaba desejando que a roupa de sua amiga fique toda rasgada ou fique suja, só para ela ter que trocar de roupa.


Jesus:
_ Se queres realmente entrar no reino do céu terás que deixar a inveja, pois a inveja só traz destruição, e foi por causa da inveja que Caim matou seu irmão Abel, lembra? ...




Narradora:
Ela tira o ódio, e também pensa na cena do ódio.

Ela estava saindo da escola, e de repente sem querer um dos seus amigos esbarrou nela e todo o seu material caiu no chão, bem numa poça de água, ela ficou com muito ódio do amigo e disse que nunca mais queria falar com ele e que desejava que ele morresse.

Jesus:
_No céu as pessoas compartilham o amor, a união e o ódio não tem vez lá no céu. O ódio e o rancor fazem mal para o coração, viva momentos de pura harmonia e felicidade.

Narradora:
Ela tira um pacote de Bala.

Jesus:
_ Um pacote de bala? No céu você não vai precisar de bala, mas, tudo bem, desde que seu coração seja generoso e saiba dividir com seus irmãos. (ela come uma bala, e divide com as crianças).

Narradora:
Ela coloca a mão novamente na sacola e retira a mentira.

Mentiu para a sua mãe, que ia na casa da sua vó, na verdade ela foi brincar na casa de uma amiga, só que ela esperava que a vó fosse na casa dela naquele dia. Então quando ela voltou, a mãe desconfiada da mentira, perguntou como estava a sua vó, e ela inventou altas estórias, mas quando ela terminou a mentira, sua mãe lhe explicou que era feio mentir e aplicou-lhe um castigo.

Jesus:
_ Para que mentir, quando podemos ser verdadeiros, e como diz o velho ditado, a mentira tem perna curta. E o meu pai, criador do céu e da terra, não se agrada das pessoas que mentem.

Narradora:
Enfia a mão bem no fundo da sacola e retira o palavrão.

Durante uma brincadeira entre amigos, onde há uma disputa, ela fica braba porque sua turma está perdendo, então ela xinga todo e manda todos a PALAVRÃO, quando ela cai, ela fala PALAVRÃO, depois inconformada que sujou a sua roupa, diz, mais que PALAVRÃO, enfim ela fica o tempo todo falando PALAVRÃO.
Jesus:
_Que coisa mais feia, minha Senhora, falar palavrão será que a Senhora não sabe, que existe tantas palavras bonitas para falar, por exemplo, Amor, Paz, Alegria, Você é especial, União, Harmonia, etc.

Narradora:
Então, Jesus vendo que aquela Senhora, necessitava não apenas de uma indicação do caminho, mas sim de um fortalecimento de sua fé, então aconselha aquela senhora:

Jesus:
_ Pelo que vejo, a Senhora não está preparada para chegar ao céu, antes de tentar acha o caminho do Céu, a Senhora deverá se arrepender dos seus pecados, pedindo perdão e corrigindo as suas falhas. Pois só assim, conseguirás entrar no reino do céu.

Narradora:
Neste momento a mulher se ajoelha e pede perdão a Jesus:

Mulher:
_ Senhor, eu quero nascer de novo, perdoa-me pelas minhas falhas, sou fraca, e preciso muito de sua ajuda, por favor, me indique a direção e salva-me!

Narradora:
Colocando as suas mãos sobre a cabeça da mulher, Jesus faz uma oração.

Momento da Oração.

Jesus:
_ Senhora, podes ir e seja feliz, tenha um coração generoso, seja caridosa, humilde e que a tua fé seja perseverante e louve sempre em meu nome, pois eu sou Jesus de Nazaré, aquele que um dia morreu, eu fui morto e crucificado, para salvar o pecado do mundo, e nunca deixei de te amar.

Narradora:
Assim a mulher seguiu sua viagem, feliz e colocando em prática os ensinamentos do Senhor até chegar ao céu.

domingo, 1 de agosto de 2010

JANTAR ETERNOS NAMORADOS 2010


Segundo Jantar dos Eternos Namorados, promovido pelo Ministério de Casais.



O Jantar dos Eternos namorados aconteceu no dia 12 de junho de 2010, no Restaurante Delícias no Prato em Camboriú, contamos com a participação de 37 casais.

A palavra ministrada pelo Pastor Fernando Cencella, foi sobre a transformação da água em vida, que devemos transformar as coisas ruins do casamento e m coisas boas, que nos tragam prazer e alegria e que possamos resgatar o amor.


A decoração foi feita com cravo de papel (papel higienico Neves) e colorido com tinta em spray.


O enfeite do guardanapo é de biscuit.




Aos casais foi ofertado, toalha de lavabo decorada com corações.


A surpresa da noite foi a apresentação do mágico Daniel, que passou em todas as mesas, presenteando os casais com uma mágica.


Todos os casais receberam um cartão contendo a frase "Senhor, faça que este amor permaneça para sempre" e no verso tinha um nome de uma flor, igual que continha no presente, ao inves de ser número éra flor.