quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dinâmica da limonada - Feriado com família

Dia 21 de abril de 2009,


Material: limonada sem açúcar, um copo por casal; colherinhas e açúcar.

Montagem:

Ofereça um copo de limonada bem forte e sem açúcar, um por casal, e levá-los a experimentar o suco.E comentar que o casamento é igual a limonada, necessita do açúcar para ficam bom, neste caso começamos com “Eu te perdoo”. Oferecer, a seguir o açúcar que será acrescentado a critério de cada casal dentro de sua necessidade.

Segue-se com a expressão “Eu me orgulho de ti” finaliza com “Eu te amo”.

Objetivo:

Mostrar ao casal que quando deixamos de perdoar, se orgulhar, servi e amar nosso conjugue por algo que ele no fez nos tornamos pessoas amarga como o primeiro suco, e Deus não age para nos ajudar a resolver o problema, mais quando liberamos o perdão, admiração, servimos e amamos é como o açúcar na limonada fica muito bom, a vida conjugal volta a ter sabor diferente, e Deus opera em nosso favor.




QUATRO PALAVRAS
para serem ditas todos os dias

Um problema que acontece, se não em todos, mas pelo menos na maioria dos casamentos, é o que eu chamo de a “acomodação” do relacionamento; isto é, os anos vão se passando e o casal entra na rotina da “família” (filhos, trabalhos, problemas, etc...) e com isso vai deixando para trás aquele relacionamento saudável, amoroso, que se tinha quando no início do casamento.

Eu gostaria de passar para os irmãos as quatro palavras que não podem ficar esquecidas dentro de um relacionamento conjugal. Mesmo que não as pronunciemos com os lábios, mas elas devem ficar sempre vivas no coração. São palavras que tem o poder de curar, restaurar, solidificar o relacionamento. Mas também são palavras que devem ser expressas em gestos, atitudes, pois se ficarem apenas nas palavras elas não vão ser capazes de fortalecer a vida do casal.

São elas:

1) EU TE PERDÔO - Perdão é a capacidade de você se lembrar de uma ofensa, e mesmo assim não ter afetado o seu relacionamento mútuo. A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação - Mateus 18.21-22: “então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete” e Efésios 4.32: “antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: Em que eu tenho ofendido ou defraudado meu cônjuge?

2) EU ME ORGULHO DE TI – Sentir orgulho não significa ser orgulhoso, mas significa admiração. Em Provérbios 31.28-31, falando da mulher virtuosa, temos um exemplo do marido e filhos que se orgulham da esposa e mãe que têm: “levanta seus filhos e a chamam ditosa; seu marido a louva dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”. O sentir orgulho, o elogio, a admiração vai produzir cura à crítica e à acusação. Pedro aconselha os maridos dizendo: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum no lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”. (1º Pd 3.7)

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: O que meu cônjuge fez de bom hoje?

3) EU TE SIRVO – Qual foi o verdadeiro propósito de seu casamento? Fazer o outro feliz. Para fazer o outro feliz, você precisa servi-lo e não querer ser servido. Em Gálatas 5.13 Paulo diz: “sede servos uns dos outros, pelo amor”. Ter um sentimento de serviço cura o egoísmo e a omissão. Há muitos que olham para o seu próprio umbigo, isto é, se casam e passam a viver para si mesmo, e se esquece da felicidade do outro. A Bíblia nos ensina “servir”, isto é, estar à disposição do outro em qualquer momento.

Uma pergunta para se fazer para si mesmo todos os dias: como eu posso ajudar o meu cônjuge hoje?



4) EU TE AMO – Qual foi o sentimento que te impulsionou para o casamento? O amor, é claro. No grego antigo eles usavam três palavras para amor: Filo – amor de irmão, amizade. Eros – amor erótico. Ágape – amor de Deus. Quando a Bíblia trata do relacionamento entre os cônjuges, ela fala de ágape – 1º Coríntios 13.4-7 – Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço. Todos precisamos aprender a amar.

Finalmente, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.

Um excelente treinamento para o casamento é: "Mostre amor pelas pessoas da sua família. Lembre-se que você não tem que esperar até 'sentir' amor. Aja agora e procure amá-las.

Uma pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cônjuge?


CONCLUSÃO: Se você falar todos os dias estas palavras para seu cônjuge, você terá um relacionamento conjugal que deixará os outros boquiabertos.

Deus quer que você viva bem no casamento. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário